Por Luana Borges

O projeto global de empoderamento feminino Women in Comedy foi iniciado em 2018 pelo canal Whohaha e Elizabeth Banks, em parceria com YouTube Space RJ no Brasil, para gravar vídeos ao programa #MulheresNaComedia. Assim, o projeto busca celebrar e apoiar novas vozes de mulheres na comédia em todo o mundo com sets de filmagem, coordenação e recursos de produção adicionais, em que mais de 100 criadoras de Nova York, Los Angeles, Londres, Toronto, Tóquio, Rio de Janeiro, Mumbai, Berlim e Paris participam deste projeto. No Brasil, o projeto chegou como #FalaMiga para as mulheres abordarem temas que não aguentam mais ouvir, respondendo com bom humor inclusive os comentários de haters na Internet. A campanha destaca que todas as mulheres estão convidadas e FALAR também e se posicionar na Internet com a hashtag #FalaMiga em vídeos e postagens escritas. Vamos nessa?!

Confira a playlist BRASILEIRA do projeto aqui. Segue abaixo alguns vídeos de canais brasileiros que inciaram o projeto, como DRelacionamentos, JoutJout PrazerGorda de BoaCanal das Bee e Nunca Te Pedi Nada, Luci Gonçalves entre outros :

Nesse vídeos DRelacionamentos e JouJout falam sobre comentários de ódio que recebem em seus canais do Youtube e explicam algumas contradições sobre essa visão odiosa expressa sobre feministas nos comentários.


Nesse vídeos DRelacionamentos e JouJout falam sobre relacionamento interpessoal, principalmente relacionamentos amorosos que são destrutivos e tóxicos, relacionamento abusivo entre homem e mulher. Elas referem-se ao famoso vídeo da JoutJout, Não Tira o Batom Vermelho, e dizem porque a partir dele dizem que ela é responsável pelo término de namoro de muita gente, por ter ampliado o poder de escolhas das mulheres ao identificarem quando a própria relação torna-se abusiva.


 Nesse vídeo Hel Mother e DRelacionamento falam no canal da Cátia Damasceno sobre o que as mulheres mães não aguentam mais ouvir sobre sua forma de educar os filhos e sobre o seu corpo.


Nesse vídeo, Malena, Lully de Verdade e Carol Moreira, mostram o que as mulheres não aguentam mais ouvir no trabalho, a partir de muito casos que sabemos que existe de assédio moral no trabalho às mulheres, entre outras questões decepcionantes para as mulheres quando sentem-se descredibilizadas como profissionais por serem mulheres.


Luci Gonçalves junto as mulheres do Canal Gorda de Boa, Canal das Bee e Canal Nunca Te Pedi Nada, falaram sobre sexualidade, gênero e corpo ou aparência, entre outros assuntos conversados de forma bem engraçada.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *