Nenhum texto alternativo automático disponível.

O primeiro evento Benditas Mulheres – Empoderamento feminino e cultura ocorreu nos dias 04 e 05 de junho de 2016, em Florianópolis/SC, com o apoio de dois espaços durante esse fim de semanada realização do evento, sábado na Casa de Noca e domingo no Gravatá Esporte e Saúde. O apoio para o coffee break do evento foi da incrível Browneria.

Promover o empoderamento feminino é o propósito maior do evento, com destaque de mulheres da região de Floripa em diversas áreas de atuação, a fim de valorizar a cultura e seus talentos através da representatividade das mulheres. Contribuíram para realizar coletivamente esse evento as convidadas Ligia Moreiras Sena da Cientista Que Virou Mãe, Paula Guimarães do Portal Catarinas, a psicóloga Angela Medeiros, a professora Drª Joana Maria Pedro da UFSC, a advogada Vitória de Macedo Buzzi, Maju Gonçalves e Luisa Scherer do Jornalismo Sem Machismo – coletivo feminista da UFSC para uma roda de conversas sobre gênero e feminismos. Também formaram o ilustre time de convidadas Marina de Aguiar do Grupa – Coletivo Feminista da UDESC com exposição de artes visuais, Juliana Clementi com exposição fotográfica e oficina de fotografia, Mari Holtz com oficina de empreendedorismo, Luana Borges com oficina Desprincesar sobre educação não sexista, Julia Becker com oficina de yoga kundalini, Potira Rolan e Nina Santinho com oficina de surf funcional e Gisele Kruger com oficina de defesa pessoal, ela é pedagoga, professora e faixa preta de jiujitsu que realiza o projeto ELAS NA LUTA – 1ª Equipe de Jiu Jitsu Feminino Joinvillense.

 


Nenhum texto alternativo automático disponível.


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo

JOANA MARIA PEDRO é Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1992), fez pós-doutorado na França, na Université d’Avignon, entre 2001 e 2002. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História entre 1993 e 1995, Diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas entre 1996 e 2000, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas entre 2008 e 2012, Pró-Reitora de Pós-Graduação entre 2012 e 2016. Atualmente é professora titular da UFSC e pesquisadora do IEG – Instituto de Estudos de Gênero. Tem experiência na História, com ênfase em História do Brasil República, atuando com feminismo, relações de gênero, história das mulheres, memória, história oral, história do tempo presente e história comparativa.

VITÓRIA DE MACEDO BUZZI é advogada e autora do livro Pornografia de Vingança, publicado em 2015. Desde que começou a pesquisar sobre feminismo e gênero, viaja pelo Brasil palestrando sobre o tema e assim, conheceu diversas mulheres fortes e suas histórias incríveis. Também é articuladora estadual da ONG Engajamundo, onde trabalha temáticas relacionadas a direitos das mulheres em conjunto com jovens de diversas partes do mundo.

ANGELA MEDEIROS
Psicóloga graduada na UFSC, mãe do Kairu, do Pedro e da Ísis. Ativista e feminista, estuda teoria afrocêntrica.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo

LIGIA MOREIRAS SENA também participou do sarau literário sobre gênero e feminismos do evento. Ela é mãe da Clara, bióloga, mestre e doutora em Ciências, doutora em Saúde Coletiva, escritora. Mudou toda sua vida depois do nascimento da sua filha porque quer ajudar a diminuir as desigualdades e iniquidades que as mulheres passam a viver apenas por se tornarem mães. Criadora da plataforma cientistaqueviroumae.com.br, escreve sobre infância, feminismo, educação sem violência, empoderamento materno, direitos reprodutivos e o combate à violência contra a mulher.

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, área interna

Na foto: as convidadas do evento e os/as demais participantes após a roda de conversa sobre gênero e feminismos.


A imagem pode conter: 1 pessoa

MARINA DE AGUIAR, graduanda em Artes Visuais na UDESC e integrante do Grupa – Coletivo Feminista. Marina trabalha com técnicas de pintura, bordado e colagem tratando em temáticas de gênero, vivência feminina e feminismo. Ela realizou uma exposição artística no evento.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

LIVE PHOTOGRAPHY – Retrato Falado: O machismo nosso de cada dia.
Durante a exposição do projeto Conversas no Banheiro Feminino, a fotógrafa Juliana Clementi fez uma série de retratos sobre machismo visando captar por fotografias o impacto do tema no universo pessoal de cada participante do evento.

A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna

Fotos: exposição fotográfica de Juliana Clementi.


A imagem pode conter: 1 pessoa

JULIANA CLEMENTI também ministrou a oficina de fotografia no evento, que abordou história da fotografia, princípios da composição fotográfica, estilos e personalização da fotografia. Ela é formada em Comunicação Social, doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na UFSC. Atualmente desenvolve pesquisa científica sobre a utilização de vídeos para a disseminação do conhecimento científico marítimo e desenvolve outros projetos de fotografias temáticas e pesquisas imagéticas contemporâneas. Além disso, desenvolve palestras e oficinas sobre motivação com base na sua pesquisa de mestrado. 



A imagem pode conter: 1 pessoa

MARI HOLTZ, Personal Time: Treinamentos e Consultoria em Gestão de Tempo e Produtividade, cursou Administração Financeira pelo Senac, EMPRETEC pelo SEBRAE, mas a paixão pela Gestão de Tempo e Produtividade levou a passar pelo Treinamento de um dos Métodos mais eficazes de Produtividade, o GTD (Getting Things Done) e também pela Formação Internacional em PNL pela The Society of NLP. Também, atualmente é Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora em Florianópolis/SC.


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas dançando, sapatos e área interna

Fotos por Martha Dias com Ultrafotos@ultrafotos.surf para registrar a oficina de Surf Funcional com as professoras e surfistas Potira Rolan e Nina Santinho no evento. As professsoras também realizam o projeto Surf, Sal e Funcional @gals_at_the_sea para mulheres.


A imagem pode conter: 1 pessoa

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, pessoas no palco, sala de estar, campo de beisebol e área interna

 

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *