Por Luana Borges

A partir de alguns posts da page Dog Atenção no Facebook (as três fotos abaixo) pensei em escrever sobre mulheres e seus cães, exaltando as profissionais no meio canino atualmente. Adestramento de cães, por exemplo, ainda é um mercado predominantemente masculino, mas há muitas mulheres nessa profissão, o que demonstra a força feminina conquistando mais uma área de atuação, que precisamos conhecer.

Frida Kahlo e seus cães da raça “pelados mexicanos”. Ela pintava telas com inúmeros animais, inclusive os tinha em casa! 

Audrey Hepburn, a “Bonequinha de luxo”, e Mr. Famous, o Yorkshire Terrier. Foi através dela que se popularizou os cães de colo em Hollywood. Audrey além de ser ícone de beleza e estilo sempre foi de fazer coisas boas, assim concedeu o seu amor e misericórdia a pessoas e aos animais! 

Marilyn Monroe brinca com um cachorro l 1960 A proximidade de Ernst Haas com atores e diretores lhe permitia registros raros dos bastidores do cinema, como um momento de intimidade de Marilyn Monroe (Foto: Ernst Haas)

Marylin Monroe tinha outros animais, cavalo, gato, pássaro, mas os cães eram sua paixão principal. Em 1948, durante filmagens adotou um chihuahua a quem lhe deu nome de “Choo Choo”, embora já casada  Arthur Miller que tinha um basset hound chamado “Hugo”. Após a separação de Arthur, o amigo de Marylin  Frank Sinatra lhe presenteou com um lindo cãozinho, mistura de Scottish Terrier com Maltês, chamado “Maf “que a acompanhou até sua morte em 1962.

*********************************************************************

Mulheres e cães da atualidade

A protagonista do programa Pitt Bulls e Condenados, Tia Torres, treinadora de Pit Bulls e fundadora do Villalobos Rescue Center em Agua Dulce, Califórnia, o maior centro de reabilitação de Pit Bulls nos Estados Unidos. Ela trabalha com 200 Pit Bulls e conta com a ajuda de meia dúzia de ex-condenados em condicional, oferecendo tanto ao melhor amigo do homem quanto aos homens uma chance de redenção. 

Victoria Stilwell a treinadora de cães reconhecida mundialmente

Quando fala-se em técnicas de adestramento e comportamento canino cria-se debates divergentes entre quem seria o(a) melhor profissional Cesar Millan, o mexicano celebridade em Los Angeles com o programa “O Encantador de Cães” no canal Animal Planet, ou Victória Stillwell, ex- atriz britânica que apresenta o programa “Ou eu ou o Cachorro” no canal GNT. Ele desenvolve métodos de dominação e liderança sobre os cães, adestrando as pessoas e reabilitando o seus cães. Ela trabalha com reforço positivo em que exalta os bons comportamentos do cães, com recompensas e sem exercer domínio ou punição a eles. 

“Cesar deixa isso bem claro quando diz que carinho e amor não é o que um cão espera do dono, mas sim três coisas, nesta ordem: 

  1. Exercício: Eles precisam gastar a sua energia de forma orientada, pelo menos uma hora por dia, sempre respeitando os sinais do seu líder.
  2. Disciplina: Precisamos estabelecer regras, limites e restrições, que incluem  horários de alimentação, exercício, brincadeiras de maneira regular.  Os cães precisam de uma rotina estruturada, de regras claras do que eles podem ou não fazer, propiciando que eles se tornem  mais sociáveis e tranquilos.
  3. Carinho: Isso a maioria é especialista.

 

Victoria Stillwell é adestradora profissional (…) seu método de educação canina é embasado no reforço positivo de treinamento, que, por meio de petiscos e agrados, mostra ao cão que atitudes positivas têm recompensa, e combate, veementemente, a dominância, a agressividade e a punição diante de maus comportamentos do animal. Ela diz que muitos comportamentos negativos dos cães acontecem porque eles vivem sob as regras de nossa casa, estranhas aos animais, e acabam desenvolvendo problemas como estresse, ansiedade e insegurança.”Interação canina

Confira algumas adestradoras, passeadoras e cuidadoras de cães brasileiras:

Mariana Lemes, dona da Dog Atenção em Santa Maria/RS. Trabalha com passeios e cuidados caninos à domicílio.

Veridiana de Curitiba/PR, dona do Amigo Fiel. Trabalha com adestramento e comportamento animal.

Adestradora  Silvana de São Paulo/SP. Trabalha com Adestramento básico e avançado, Defesa Territorial, Hotel à domicílio e Consulta Comportamental.

 Camila Vasconcellos de Porto Alegre/RS. Trabalha com Adestramento positivo e psicologia canina, atende à domicílio.

“(…) é possível educar seu cão sem colares enforcadores, coleiras de choque, gritando, assustando com latas, molhando-o com sprays e ainda sem precisar proibi-lo de subir na cama ou deixar de fazer-lhe carinho. Conheça o adestramento positivo e eduque seu cão de forma carinhosa e eficiente! O Adestramento Positivo (também conhecido como Treino de Reforço Progressivo) é uma linha que ensina recompensando os comportamentos desejáveis e excluindo qualquer forma de punição ou intimidação psicológica, uma metodologia realmente ética e amparada por estudos e comprovação científicos.” – Camila Vasconcellos

Adestradora Graciela Tormes, dona do Centro Any’s Dog em Toledo/PR. Trabalha com Adestramento, Dog Walker e Dog Sitter.

Adestradora Ana Carolina dona da Muniz Adestramento em São Paulo. Trabalha com Adestramento Comportamental, Psicologia Animal, Dog Walker, Pet Sitter Banho e Tosa.

Beatriz Duarte, dona da Angel Dogs no Rio de Janeiro/RJ. Trabalha com  adestramento de cães e consultorias comportamentais.

Robertha Tonera dona da Cão Nativa em Florianópolis/SC. Trabalha com passeios, recreação e e cuidados caninos à domicílio, mas também cuida de gatos e outros animais.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *