assint luanaO poder dos crespos e cacheados na cabeça feminina e no meio social
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 Crespos marcantes de Negra Li, Taís Araújo, Debora Nascimento, Rihanna, Oprah Winfrey e Beyoncé.

Símbolo de beleza, o cabelo tem importância no impacto visual de uma pessoa, gera tendência, moda e padrões temporais, como quase todo quesito aparente provoca estilos e significados diferentes. Mais que um item de composição fashion, também é um determinante cultural, é representativo de personalidades e tradições. Por isso, é tão importante criarem personagens que retratem a diversidade da vida real, não apenas lisas, loiras e magras como Hollywood, Disney, entre outros adoram estereotipar. A desassociação de  imagem equivalente a caráter também é necessária, a mocinha sempre crespa e angelical e a vilã sempre lisa, é recorrente. Assim como o black power do cabelo afro, toda beleza pode ser power, espontânea e cultivada com grande autoestima, com atitude. Esse é o chamado crespo, geralmente de etnia negra, tem volume e vem desde a raiz com cachos. Em uma classificação de 4 formatos de cabelos com variações entre si, depois do crespo vem o cacheado que apresenta raiz lisa, depois o ondulado que não chega a formar cachos, é frisado ou indeciso e por último o liso. Segundo especialistas capilares, onde o fio faz o movimento de onda há falhas de queratina, por isso o cabelo crespo e cacheado requer mais hidratação e se torna mais frágil as intempéries do tempo. Mas nisso também influenciam a alimentação saudável e detalhes como espessura do fio, cor e comprimento.

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Crespos inspiradores de Cris Vianna, Sheron Menezes, Juliana Alves, Lucy Ramo, Ludmilla e Camila Pitanga.

Enfim, para além da aparência dos fios, de qualquer maneira usar o cabelo natural e solto muitas vezes é um drama para as mulheres, porque mais do que cuidados estéticos exige atitude e, principalmente se tiver volume, se for colorido diferente, se for muito comprido ou muito curto, o que chama atenção também é bastante julgado. Na verdade, sabemos que no conjunto sempre somos julgados por algum ou vários pontos, o que não deve se tornar o centro de nossas preocupações, não mesmo. E temos que lembrar todo cabelo se torna poderoso quando a pessoa estiver segura da própria beleza, se cuida e se gosta, por isso para extinguir o bordão “cabelo ruim”, pensemos que mulheres quando têm grandes eventos e buscam um visual poderoso, se produzem classicamente com lindos cachos e ondulações volumosas no cabelo. Então, cacho é representação de poder, ruim é o pensamento de quem reproduz discriminações estéticas.

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 Cacheados poderosos de Juliana Paes, Giovanna Antonelli, Aline Moraes, Ana Paula Arósio, Leandra leal e Letícia Sabatella

Ter atitude no sentido de ter autoconfiança com a imagem no espelho é complicado para algumas pessoas, porque há uma pressão social olhando para o cabelo alheio e apontando, impondo bandeiras de beleza, que causa insegurança em muitas cabecinhas, literalmente. Mas cabelo não deve ser prisão e sim, libertação. Mulher já sofre opressão de gênero por todo lado, inclusive por usar o cabelo como bem quiser, uma mentalidade que deve ser zerada para reivindicar a beleza genuína como vier, possibilitando pessoas mais autênticas e sem medo de enfrentar qualquer desafio, sentindo-se livre. Progressiva se tornou moda, cabelo liso é hit inverno e verão há tempos repetitivos, com tom ilusório de praticidade da vida moderna, mas exige igualmente cuidados e reparos químicos, o que geralmente é oneroso e agride a saúde. Mulher de pensamento moderno é aquela que preza por seu direito de escolha e não dá importância às críticas externas. E assim se dá a revolução individual que afeta o coletivo gradualmente, mudanças que, felizmente, se reflete na mídia também, que por interesses cínicos ou não, está ratificando o discurso de liberdade feminina, de belezas distintas que enriquecem o todo. Um salve, por exemplo, para marcas como Palmolive e Fructis com suas novas campanhas:

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 Assista o VÍDEO da campanha #SoltaEsseCabelo da PALMOLIVE

 

Assista o VÍDEO da campanha #BatalhaDosCachinhos da GARNIER FRUCTIS

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