Tema escrito pela Fisioterapeuta Mariane Noal, dona do Mariane Noal Studio de Pilates

“Qual a importância do alongamento?

A maioria das pessoas já ouviu falara sobre a importância do alongamento antes ou após a atividade física. O alongamento é especialmente importante para o nosso corpo porque prepara os músculos antes da atividade física, “aquecendo-os”, assim como eliminar tensão e relaxar os músculos depois da atividade.

Não há contra indicação para realizar alongamentos, todas as pessoas independente de idade ou condicionamento físico podem e deve realizá-lo. Devem ser feitos lentamente e sem tensionamento.  Para cada posição é indicado permanecer de 10 a 30 segundos, mantendo a respiração lenta e controlada.

A prática do alongamento antes de atividades físicas não impede que aconteçam lesão, porém seu risco é reduzido. Já a sua prática após as atividades evita o encurtamento muscular, devido às sucessivas contrações musculares durante as atividades.

Importantes para pessoas que praticam exercícios desgastantes, assim como para realizar atividades do dia-a-dia. Ele pode ser realizado toda vez que você sentir vontade, no trabalho, em casa, no carro e principalmente antes e depois de atividades físicas.

Os benefícios do alongamentos são muitos como

  • Diminuição de tensões musculares
  • Relaxamento
  • Desenvolve a consciência corporal
  • Ativa a circulação

Entre outros.

Alguns exemplos de alongamentos

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1 – Em pé, joelhos semi flexionados, coloque as mãos sobre a nuca e pressione a cabeça para baixo.

2 – Em pé, puxe a cabeça com uma das mãos até sentir uma leve pressão na lateral do pescoço.

3 – Faça um movimento giratório com a cabeça,primeiro sentido horário e depois anti- horário.

4 – Em pé, com as pernas paralelas e semi flexionadas, pressione o cotovelo em direção ao corpo.

5 – Leve o braço flexionado para trás da cabeça e com a outra mão puxe levemente para o outro lado.”


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