assint luana

Cachorro é mesmo tudo de bom, não é?! Bom, há quem não goste, quem prefira gatos, cobras, camundongos, entre outros animais de estimação. O que não podemos é ignorar o poder dos animais de nos encantar com suas personalidades e seus instintos, muitos que também vemos no ser humano. É importante reconhecer a troca que podemos ter com os animais de estimação, é valioso o aprendizado que eles nos mostram a todo momento, como seres dotados de amor e lealdade pelo dono, que se estende a proteção e cuidado mútuo que oferecemos a eles. Quando há troca verdadeira testemunhamos inclusive comportamentos incomuns, que inexplicavelmente nos confundem e surpreendem positivamente através de um olhar, uma travessura, um pedido ou contestação deles. Situações em que pensamos quem de nós é mais humano ou mais animal. Engraçado, bizarro, mas é real.

10308740_662204547189206_1361827757683272175_n

Estimação, já pensou no significado disso?! Algo ou alguém que desperta em nós uma grande estima, que mexe com nosso sentimento, nos faz ser e agir diferente muitas vezes. Nesse contexto, ao ter animal de estimação criamos laços que nos afetam, diante de um ser companheiro que estimula o auto conhecimento da pessoa e a faz perceber o quão pode ser melhor, pelo menos quando essa se entrega a amizade com o animal e o trata como da família. Falo com certa propriedade e suspeita porque atualmente minha família conta com seis cachorros, desde a infância tivemos duas que já morreram, pois esse é o único defeito deles, vivem pouco tempo. Então, para alegrar os últimos dias de vida delas veio a Jade, labradora que animou a casa e amenizou a dor da perda.

MTG DOGS 1

Nos anos seguintes, em pouco tempo formou-se uma turma de quatro cachorras, duas labradoras e duas vira-latas. Em fevereiro desse ano a labradora preta Pérola ficou grávida, nada planejado, mas enfim tivemos a companhia de mais sete integrantes na família. Vivemos nesse período momentos emocionantes, desde o “processo” de nascimento, de aproximação dos filhotes, de loucura para cuidar e conter todos quando abriram os olhos e começaram a desbravar tudo. Brincadeiras e limpezas constantes, cuidados médicos, carinhos incessantes, uma maratona recompensadora, resumo da experiência que durou aproximadamente dois meses, pois infelizmente tivemos que doar a maioria. O desafio era encontrar pessoas que gostassem de cachorro e fossem responsáveis, doamos cinco. Com o coração apertado não conseguimos mais doar, ficamos com dois, se apaixonar foi irremediável, mas estávamos conscientes do que isso implica.

mtg dogs 4

Ter animal de estimação, principalmente cachorro e multiplicado em seis, requer algum tempo para cuidar e brincar além de recursos financeiros, nada dificultoso como muitos imaginam, é responsabilidade, paciência e atenção que precisamos dar, o básico de quase toda relação, não é mesmo?! Eles são dependentes em alguns aspectos, assim como nós podemos ser, especialmente em questão emocional, por isso entre humano e animal de estimação deve ser percebida a relação de troca, para que ambos cresçam e a presença de um na vida do outro some ao invés de limitar, como pessoas que não viajam sem o animal ou o tornam o centro da própria vida ou comprando roupas e adornos excessivos para o mesmo. Ainda tem dono que se isola do convívio social preferindo a companhia somente do animal, além de  alimentar demais e fazer todas vontades do animal o tornando mimado e algumas vezes agressivos ou inconvenientes na presenças de outros (pessoas ou animais).

mtg dogs 3

Não sou o exemplo perfeito de treinar e educar meus cães, mas gosto sempre de lembrar os ensinamentos do famoso Cesar Millan, escritor, apresentador de TV e adestrador de cães, que o cão deve ser considerado primeiramente  um animal, em segundo uma raça e por terceiro um amigo e membro da família. Essa é uma forma de hierarquizar a consciência dos donos com seus animais, para que ambos tenham qualidade de vida sem limitações e exageros, a exemplo dos citados acima. Ele sempre destaca a importância do dono representar um líder para o próprio cão, caso contrário os papéis se invertem, o que não é saudável, por isso em seu programa, O Encantador de Cães, Cesar costuma dizer que adestra as pessoas e reabilita os cães, pois os donos precisam aprender como se comportar com o animal, estabelecer disciplina e distinção de poderes, para além do amor dessa relação.

“Seja calmo e assertivo. O corpo deve parecer calmo e a mente ser assertiva.” – Cesar Millan

“Cão é reflexo do estado de espírito do dono” – Cesar Millan

“Cachorros experenciam o mundo como ele é, sem julgamentos. Quando aprendemos fazer o mesmo, nós fizemos o mundo um lugar melhor.” – Cesar Millan

Sabemos que muitas pessoas curam-se de doenças por ter um animal de estimação, superam a depressão e a solidão. Também ocorre o efeito inverso de profunda tristeza quando perdemos esses companheiros de vida que duram poucos anos, mas podem nos afetar de maneiras poderosas. Uma fase inevitável para quem ama o seu animal de estimação, são insubstituíveis, porque aparentemente podem ser parecidos, porém ao conhecermos cada um de verdade percebemos que são inconfundíveis, com personalidade fortes, de qualidades e defeitos únicos.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *