assint luana

Para cobrir imperfeições da pele, destacar o olhar ou criar efeitos artísticos, entre outras técnicas, a maquiagem é motivo de uma profissão cada vez mais valorizada e versátil. As oportunidades são diversas, há os meios de comunicação e artísticos que sempre necessitam desse serviço de beleza como a televisão, o teatro e o cinema, além de produções de moda para ensaios fotográficos ou passarelas e os tradicionais salões de beleza em que as pessoas costumam se produzir para eventos, espaços físicos que também criaram versões móveis, em muitas cidades o atendimento é à domicílio. Também há uma tendência de vloguers que ensinam tutoriais de maquiagem a partir de vídeos, um nicho de mercado em expansão que se bem administrado é bastante rentável, se tornando mais uma fonte de trabalho autônomo nessa carreira.

alice e camila

O interessante é que mesmo as maquiadoras ensinando todos os passos de auto maquiagem e dicas de produtos, a maioria das mulheres ainda prefere ser maquiada por uma profissional em vez de fazer por si. Isso reflete a valorização da profissão que requer cursos de especialização, horas de prática, investimento em materiais de maquiagem e atualização de tendências para chegar ao nível de qualidade que demonstram. Alguns exemplos são as maquiadoras (fotos acima) Alice Salazar e Camila Coelho, famosas por seus canais no Youtube em que fazem vídeos semanais sobre maquiagens há alguns anos. Belos exemplos de empreendedorismo no segmento, que ainda abrem portas para ministrar cursos e workshops, fazer parcerias com marcas de cosméticos e participações em canais midiáticos, é uma bola de neve de lucro financeiro e pessoal por trabalharem com o que são apaixonadas, maquiagem.<3

Desde o mundo antigo diversas culturas pintam o corpo seja para destaque social de classes ou tribos, por costumes religiosos ou apenas vaidade. O fato é que o ser humano sempre busca uma representatividade, papel que a maquiagem cumpre em muitos aspectos e diferentes formas culturais, em prol da beleza, da diferenciação e até da união de povos através de costumes estéticos. Por isso, a Bendita inicia uma série de entrevistas com maquiadoras para saber o que elas pensam sobre beleza nesse meio empreendedor feminino. A primeira delas é Raiana Ineu (foto abaixo), maquiadora gaúcha que ingressou na carreira há pouco menos de um ano e demonstra talento e dedicação em seus trabalhos:

raianas

De hobby a profissão…

“…antes dos 13 anos de idade (…) através das maquiagens da irmã mais velha, inicialmente eu brincava, e logo comecei a treinar coisas que eu achava mais difíceis como o traço do delineador e quando percebi minhas tardes se resumiam em treinos de maquiagem. Sempre maquiei todas as minhas amigas para as festas, desde a adolescência. Mas como profissão começou em agosto/2014. Sempre tive dificuldade para escolher uma profissão no qual me encaixava e acabei desistindo das opções que fiz antes, até que resolvi fazer algo que realmente gostava. Foi quando comecei a maquiar profissionalmente.”

makes raiana ineu

A profissão maquiadora em sua cidade..

“Moro em uma cidade pequena, São Sepé-RS, sem muita perspectiva de crescimento, (…) logo a remuneração é baixa e o trabalho não é devidamente valorizado. Aqui ainda é sinônimo de status social se maquiar fora, pois as pessoas ainda vivem numa cultura que passar uma base e um pó em casa está ótimo. Porém estou contente com o alcance das publicações da minha página do Facebook e com o número de clientes que conquistei (…) muitas vezes pessoas de muito longe, que não conheço gostam e acompanham meu trabalho e isso está me deixando muito feliz e realizada.”

As mulheres se acham bonitas sem maquiagem também? 

“Acredito que em partes. Converso e tenho contato com diversas pessoas no dia-a-dia e em algumas noto que não são absolutamente escravas da maquiagem, que se acham bonitas ao natural e que fazem questão de utilizar apenas quando tem eventos mais consideráveis. Já outras, noto que se pudessem estariam sentadas na minha cadeira na primeira hora da manhã de cada dia.”

Mulher “tem que se cuidar”? 

“Acho que as pessoas em si devem se cuidar, não somente as mulheres. (…) Faz parte de uma mente saudável um corpo bem cuidado, e quem não se sente melhor ao ver refletido uma boa imagem ao espelho? Eu me sinto infinitamente melhor quando estou com as unhas feitas, com o cabelo arrumado e com aspecto mais saudável possível, com uma pele bonita… Acho que isso transparece para as pessoas que convivem comigo.”

Principais erros que as mulheres cometem na auto-maquiarem…

“(…) fica até difícil citar os piores, mas com relação à pele acredito que os erros mais comuns seja utilizar o corretivo errado para o que se pretende corrigir, pois muitas vezes na ânsia de esconder olheiras a pessoa acaba exagerando e causando o famoso ‘panda invertido’. A área dos olhos é muito delicada e acredito que o maior dos erros é não saber esfumar, não ter coerência em fazer um degradê, deixando o olho com uma visível divisão de sombras bem no centro. Outro erro que considero como principal é o uso do blush, tem medida e cor certa.”

Itens básicos de uma nécessaire e um truque infalível na maquiagem…
“Eu não consigo ser básica com nada, menos ainda com maquiagem! Mas vou tentar não fugir da proposta:

  • Protetor solar/Hidratante: É item básico! Nem tanto por questão de beleza, mas por minimizar os danos causados pela radiação solar e ainda uniformizar levemente a cor da pele, prevenindo manchas; 
  • Corretivo: Esconde espinhas, olheiras, manchas e dá um ar descansado à pele, desde que aplicado de maneira correta.
  • Base: Disfarça imperfeições e equilibra a cor da pele. Também podendo optar por uma versão com menor cobertura, que são mais leves e deixam o visual mais natural.
  • Sombras: Um quarteto de cores neutras não tem erro.
  • Lápis preto: É o coringa! Dê preferência ao que tenha a esponjinha na outra extremidade, para fazer um olho esfumado, marcante e suave.
  • Máscara para cílios: Ao alongar e definir os fios o produto abre o olhar e levanta a expressão.
  • Pincéis: Os pincéis adequados ajudam desde a aplicação da base, quanto à aplicação do pó e do blush. Para esfumar as sombras também são extremamente necessários.

A técnica que considero mais infalível e interessante é de contorno e iluminação, pois em questão de pouco tempo você consegue corrigir alguns detalhes como diminuir o tamanho da testa, afinar e arrebitar o nariz, afinar o rosto… E ainda ilumina as áreas devidas dando mais claridade a elas.”

 

 

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *