assint luana

Conheça o projeto encantador da fotógrafa Kate Parker, Strong is the new pretty (fotos ao decorrer do post), que através de fotografias de suas duas filhas de cinco e oito anos representou a verdadeira beleza que toda menina deve ter. Aliás, toda pessoa, independente de sexo ou idade! 😉 

2014-03-29_0015(pp_w770_h770)

No site de Kate é possível ver outros trabalhos de uma sensibilidade incrível e também mais fotos do projeto com as filhas, sobre o qual ela explica melhor, citando “Minhas meninas sabem que quem eles são é simplesmente perfeito. Bobas, aventureiras, frustradas, felizes, barulhentas, atléticas, ferozes, engraçadas. Serem elas mesmas é o suficiente para nós. E, ultimamente, para elas, também… esse é o objetivo, pelo menos. Elas não precisam de ter seu cabelo arrumado, roupas combinando, ou mesmo estarem limpas para serem amadas e aceitas.” E continua, “eu queria essa série de imagens para mostrar a sua coragem, a sua força e da beleza em si, como eles são.” 

2014-03-29_0011(pp_w770_h513)

E as fotografias tiradas nos últimos três anos demonstram justamente isso, com um olhar de simplicidade, emoção, alegria sobretudo, de ser naturalmente quem as crianças são. Cliques de momentos cotidianos, de diversão, com amigas ou praticando esportes, sem roupas de princesa, nem frescurites estereotipadas do universo feminino, costumes que as mães reforçam nas filhas, mas que pode ser completamente modificado, como Kate está fazendo. Dessa forma, cria-se um novo mundo de meninas e mulheres fortes, livres de estereótipos, livres para ser como quiserem, ousando, descobrindo e conquistando por si. Essa é a real beleza da ideia  que dá nome ao projeto da fotógrafa, Forte é o novo bonita

2014-03-29_0023(pp_w770_h512)

 “Nós deveríamos encorajar toda garota a ser uma atleta, fazer barulho, ser uma líder”, diz Kate e reforça sua motivação para a criação do projeto também devido seu histórico familiar de criar mulheres fortes,  “nunca senti que eu precisava ser ‘menininha’ para ser amada ou aceita pelos meus pais e eu queria transmitir esse sentimento empoderador para as minhas garotas incentivando força, autoconfiança, bondade, assim como ser durona”. 

2014-03-29_00031(pp_w770_h616)


Esse sentimento permeou suas fotografias, “eu queria mostra a beleza, a singularidade e a força das minhas garotas e suas amigas como elas realmente são: cabelos bagunçados, rostos sujos, bravas, felizes – como quer que elas estivessem, eu queria capturar isso”. Com seu projeto a fotógrafa deseja inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo, “é importante para as garotas saberem sua força e conhecerem sua voz”, com menos photoshop que criam “mulheres bonecas”, menos perfeição utópica e mais naturalidade e humanidade, tanto em representações fotográficas, quanto sociais.

2014-03-29_0016(pp_w770_h770)

A mensagem mais importante de Parker para suas filhas é  “sejam fortes, sejam vocês mesmas, sejam honestas e celebrem quem vocês são”. Todos pais deveriam motivar as crianças assim, para que se tornem adultos conscientes, honestos e autênticos consigo e com os outros e que lutam pelas mesmas qualidades no mundo. Porque afinal, como disse Kate Parker “você não precisa ser bonito, perfeito ou compatível para ser amado”, e essa é uma afirmação que muitos precisam descobrir e reconhecer em suas vidas, para que sejam felizes de verdade. O ser compatível ou se encaixar em padrões é relativo, então não faz sentido se basear nisso, o que faz sentido é vi(ver) do seu jeito.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *