assint luanageraldine doyle

A famosa imagem Rosie the Riveter (Rosie, a Rebitadeira) é um ícone cultural dos Estados Unidos da América, criado pelo artista gráfico J. Howard Miller a serviço da Westinghouse Company, para lançar a campanha We Can Do It! (Nós podemos fazer isso!) a fim de motivar as mulheres trabalhadoras enquanto a força operária masculina do país estava em combate na Segunda Guerra Mundial. Geraldine Hoff Doyle (1924 – 2010) foi a modelo estadunidense que inspirou a criação do cartaz durante o breve período em que trabalhou como operária em 1942.

Na época a imagem nada tinha a ver com o empoderamento feminino e era restringida à propaganda anti-greve da empresa Westinghouse. Somente a partir de 1980 o cartaz foi redescoberto e ganhou o nome Rosie the Riveter, passando a ser usado para promover o feminismo, o poder econômico das mulheres e outros temas políticos. A imagem tornou-se um selo postal dos Estados Unidos e até hoje artistas a reformulam como símbolo da força feminina. 

1os macacões femininos

O macacão da famosa Rosie também se tornou um item revolucionário na moda, ícone feminista, que representa o empoderamento da mulher, a praticidade e independência que tem conquistado na sociedade. Essa peça de vestuário surgiu em 1792 como roupa de trabalho, pensada apenas para cobrir a calça e parte do dorso de trabalhadores em construções civis e trilhos ferroviários. Mas, a partir dos anos 40, o macacão também se tornou uma peça vestida por mulheres, quando milhares de operárias substituíram os homens que estavam na Guerra. E desde os anos 60, a peça passou a ser usada como uma roupa casual, popularizando e fazendo sucesso nas décadas de 70 e 90, abrindo espaço para diversas interpretações da moda até a atualidade.

Os modelos e suas diferenças

macacão

Macacão: é a peça que une calça e blusa, com ou sem mangas e sua modelagem permite que seja usado sozinho.

macaquinho

Macaquinho: é a versão curta do macacão, com comprimento de short ou bermuda.

jardineira

 Jardineira: short ou calça com peitinho e alças de suspensório. Devido à amplitude das cavas, obriga o uso de uma blusa por baixo, o que possibilita infinitas combinações.

salopete

Salopete: é como uma jardineira, mas com saia.

 

Mulheres pioneiras da história e seus macacões, ícones de trabalho, força e independência.

sally ride

Sally Kristen Ride (Los Angeles, 1951–  2012) foi uma astronauta da NASA, formada em Física e Inglês e a primeira mulher norte-americana a ir ao espaço.

amelia macacão

Amelia Mary Earhart (Kansas, 1897 – 1937) foi pioneira na aviação dos Estados Unidos, autora e defensora dos direitos das mulheres. Foi condecorada por ter sido a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico. 

 

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *