Por Luana Borges

Quem somos

O Benditas Mulheres é um site de conteúdo feminista, que busca acolher todas as mulheres e dialogar com elas. AQui tratamos sobre questões de gênero, de raça e demais temas em sociedade, problematizando as desigualdades e destacando a presença das mulheres em todas as áreas para criar um mundo melhor, mostrando as benditas vozes das mulheres, o empoderamento feminino e a sororidade que fortalece redes feministas em todo o mundo.  O Benditas Mulheres busca somar forças de mulheres, motivar a partir disso, agregar assuntos e pessoas em defesa da qualidade de vida das mulheres e da equidade de gênero. Nesse espaço digital escrevem a fundadora Luana Borges e colaboradoras.

Em 2016 fizemos um evento em Florianópolis/SC para reunir talentos de mulheres da cidade e região. Esse evento Benditas Mulheres foi um projeto piloto para planejar a réplica de eventos semelhantes em outras capitais do Brasil, reunindo ativistas, pesquisadoras, professoras, feministas de cada lugar do país para que dialoguem, criem redes e criem ainda mais visibilidade na mídia brasileira e no local em que atuam.

História – como começou

O Benditas Mulheres começou em março de 2013 em Santa Maria-RS e ao poucos foi criando uma “cara”, uma identidade, bem diferente do que era no início. A partir de 2015 o Benditas começou de fato escrever o que realmente deseja representar, uma construção coletiva, um site de conteúdo interativo que destaque as mulheres fortes e o empoderamento feminino.

Por isso, esse “bendito espaço” é para quem nasceu mulher, para quem se descobriu mulher e para todxs que têm empatia pelas questões femininas e se incomoda com padrões e imposições sociais históricas. O propósito aqui é falar além de naturezas biológicas, pensar nas verdades e valores morais que condicionam a nós todxs, pensar de forma crítica sobre a diversidade de gênero, de raça e de classe, valorizar essa riqueza junto a culturas e ideias que somam para uma igualdade e equidade social, que é utópica para muitas pessoas, mas praticada diariamente por outras tantas.

Sejam bem-vindas ao Benditas Mulheres! Participem!

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *